Yuri Sumbi

Técnico Sénior da Administração Geral Tributária

Actualmente, exerce a função de Chefe do Departamento Técnico Fiscal da Direcção dos Serviços Fiscais da AGT, coordenando a Equipa Técnica dos Impostos sobre o património, nomeadamente, imposto sobre veículos motorizado (IVM) e imposto predial. Lidera a Equipa Técnica conjunta AGT- Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) que esta a desenvolver e a implementar o Tech-Gest IP, uma ferramenta que permite através de imagens de satélites identificação de imóveis (urbanos e rústicos), fazer gestão patrimonial e potenciação das receitas do imposto predial.

É membro de várias comissões especializadas governamentais, nomeadamente, Grupo de trabalho de Aceleração dos imóveis confiscados, nacionalizados e privatizados, Grupo técnico de implementação da Janela única de Direitos fundiários, Grupo técnico de regularização e registo do património do Estado.

É Licenciando em Economia e Gestão e Mestrando em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Católica de Angola. Mestrando em Auditoria e Contabilidade pela Universidade Metodista de Angola, Pós-graduado em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, Pós-graduado em Gestão Bancária, Seguros e Mercado Financeiros pela Universidade Lusófona de Lisboa.

Exerceu a função de Chefe de Departamento da Direcção de Cadastro e Arrecadação da AGT(2019-2022), tendo liderado a reforma do Sistema Geral de Cadastro de Contribuinte da Administração Geral Tributária.

Foi Presidente do Conselho Fiscal da Sonangol Holdings ( 2021-2024) e actualmente é Presidente do Conselho Fiscal da empresa do Caminho de Ferro de Benguela.